• All
  • Category 1
  • Category 2
gravatar

Cor


A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes reflectem. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
Assim, um objecto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro electromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objectos do espaço com maior precisão.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (amarelo, azul, verde e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Modelo RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional.
O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmaras Land/Polaroid, pós Edwin Land.


Modelo CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (BlacK).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtractivo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.
Modelo HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). Esse sistema também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
  • Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
  • Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
  • Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
Esse sistema foi inventado no ano de 1974, por Alvy Ray Smith. É caracterizada por ser uma transformação não-linear do sistema de cores RGB.
Modelo YIQ
O modelo YIQ define um espaço de cor, usado antigamente pelo standard de televisão NTSC. I significa em fase (em inglês:in-fase), enquanto Q significa cuadratura (em inglês:quadrature). NTSC agora utiliza o espaço de cor YUV, que é também utilizado por outros sistemas como PAL
A componente E representa a informação de luminosidade e é o único componente utilizado pelos televisores de alvo e negro. I e Q representam a informação de crominancia. Em YUV, as componentes W ou e V são as coordenadas X e E no espaço de cor. I e Q são um segundo par de eixos no mesmo gráfico, com 33º, assim IQ e UV representam diferentes sistemas de coordenadas no mesmo plano.
O sistema YIQ tem a vantagem de utilizar as características da resposta humana à cor. O olho é mais sensível às mudanças no rango laranja-azul (I) que no rango púrpura-verde (Q), assim se requer menos largo de banda para Q que para I. A retransmissão de NTSC limita a I a 1.3 MHz e Q a 0.4 MHz. I e Q são baralhados em frequência com o sinal E de 4 MHz, que mantém o largo de banda da soma do sinal por de baixo de 4.2 MHz. Em sistemas YUV, como Ou e V contêm informação do rango laranja-azul, ambos componentes têm que ter a mesma quantidade de largo de banda para conseguir a mesma fidelidade de cor.
Muito poucos televisores realizam descodificação I-Q, devido aos grandes custos da implementação. O Rockwell Modular Digital Rádio (MDR) foi um, que em 1997 operou em modo frame em tempo real com um Processador Rápido IQ (FIQP: Fast IQ Processor).