Inteligência Artificial
O conceito de Inteligência Artificial está ligado ao desenvolvimento de modelos e de sistemas com capacidades para desempenharem funções geralmente associadas à inteligência artificial, tais como o raciocínio e a aprendizagem. A inteligência artificial utiliza os sistemas informáticos como base para o seu desenvolvimento, tendo, desta forma impulsionado o seu aparecimento como uma nova ciência na década de 50.
A inteligência artificial tem como eixos da sua investigação:
- a simulação das funções superiores da inteligência;
- a modelização das funções cerebrais;
- a reprodução da arquitectura neuronal do cérebro humano.
Evolução Histórica:
1943 - Warren McCulloch e Watter Pitts propõem os fundamentos da arquitectura da inteligência na rede neural.
1950 - Alan Turing introduziu o “Turing Test” como forma de efectuar testes de comportamentos inteligentes.
1955 - Newell, Shaw e Simon desenvolvem a primeira linguagem de inteligência artificial, IPL (Information Processing Language).
1958 - MacCarthy introduziu a linguagem de programação LISP (LISt Processing) no Instituto Tecnológico de Massachusets.
1966 - Joseph Weizenbaum cria o programa de computador ELIZA.
1972 - Alain Colmerauer e Robert Kowalski criaram a linguagem de programação PROLOG (PROgramming in LOGic).
1980 - Hans Moravec desenvolveu o primeiro veículo controlado por computador com capacidade para contornar obstáculos.
1997 - O computador Deep Blue derrotou Garry Kasparov numa partida de xadrez.
ELIZA e A.L.I.C.E.
O programa ELIZA foi o primeiro trabalho na área da inteligência artificial e é um dos programas mais conhecidos na área da psicoterapia. O seu desenvolvimento teve como objectivo testar até que ponto um programa poderia ter um desempenho semelhante ao de um ser humano na utilização da linguagem natural. Este programa tem capacidade para manter um diálogo com um ser humano, respondendo às perguntas formuladas.
O programa A.L.I.C.E. (Artificial Linguistic Internet Computer Entity), simula uma conversa com um ser humano. Este foi projectado por Richard Wallace, segundo a filosofia do programa ELIZA, e permite manter um diálogo conforme as regras heurísticas, isto é, de descoberta ou procura dos caracteres de conversação.
Aplicações Actuais:
- Máquinas de Jogos
- Reconhecimento de voz e processamento da linguagem natural
- Visão por Computador
- Redes neurais
- Sistemas periciais