• All
  • Category 1
  • Category 2

Archives

gravatar


Aqui ficam as nossas mais recentes criações no Inkscape. A partir da imagem (a cima), por vectorização, criámos as outras duas imagens (que estão em baixo). Esperamos que gostem ^-^


gravatar

Visita ao Museu do Som e da Imagem


No dia 21 de Janeiro, a nossa turma foi visitar o Museu do Som e da Imagem no Teatro de Vila Real. Gostamos muito, era muito interessante! Agora vamos falar um bocado da história do museu, de forma a motivar-vos a quererem ir lá :D
Integrado na rede de museus do Município de Vila Real, o Museu do Som e da Imagem nasceu na necessidade de preservar o importante acervo do antigo Teatro Avenida, na posse da Autarquia desde 1999. A este núcleo inicial juntaram-se entretanto numerosas peças adquiridas, bem como peças doadas ou depositadas por diversas instituições e coleccionadores particulares.
O discurso museológico distribui-se por 7 salas (com várias secções interactivas), dedicadas sucessivamente ao primeiro Teatro de Vila Real (de 1846), ao Teatro-Circo (de 1892), ao Teatro Avenida (de 1930), à história da fotografia, à história do cinema e às exposições temporárias.
Paralelamente, o Museu do Som e da Imagem tem em funcionamento um serviço educativo e um arquivo audiovisual, e desenvolve regularmente diversas iniciativas no âmbito da sua programação complementar, desde a edição de publicações à exibição de cinema e ao acolhimento de projectos artísticos contemporâneos.

gravatar

Dynamite - Taio Cruz , just voice

gravatar

Inkscape

Tal como tínhamos dito anteriormente, continuamos a trabalhar no programa Inkscape ! Fica aqui o nosso ultimo trabalho !


                    Imagem original                       Imagem feita com o Inkscape por nós







gravatar

Trabalho no Inkscape

Fica aqui uma pequena amostra do que fizemos no Inkscape. Isto é só o começo! Esperem para ver o que vamos conseguir fazer através deste programa.

gravatar

Imagens Bitmap e Imagens Vectoriais


Distinguem-se geralmente duas grandes categorias de imagens :
  • as imagens bitmap : (chamadas também imagens raster): trata-se de imagens "pixelizadas", ou seja, um conjunto de pontos (pixéis) contidos num quadro, cada um destes pontos possuindo um ou vários valores que descrevem a sua cor.
  • as imagens vectoriais : as imagens vectoriais são representações de entidades geométricas como um círculo, um rectângulo ou um segmento. Estes são representados por fórmulas matemáticas (um rectângulo é definido por dois pontos, um círculo por um centro e um raio, uma curva por vários pontos e uma equação). É o processador que será encarregado de “traduzir” estas formas em informações interpretáveis pela placa gráfica.

Dado que uma imagem vectorial é constituída unicamente por entidades matemáticas, é possível aplicar-lhe facilmente transformações geométricas (zoom, expansão,…), enquanto uma imagem bitmap, feita de pixéis, poderá sofrer tais transformações apenas com uma perda de informação, chamada distorção. Chama-se assim pixelização (em inglês aliasing) ao aparecimento de pixéis numa imagem depois de uma transformação geométrica (nomeadamente a ampliação). Além disso, as imagens vectoriais (chamadas clip arts quando se trata de um objecto vectorial) permitem definir uma imagem com muito pouco informação, o que torna os ficheiros muito pouco volumosos.
Por outro lado, uma imagem vectorial permite representar unicamente formas simples. Se é verdade que a sobreposição de diversos elementos simples pode dar resultados muito impressionantes, nem todas as imagens podem ser trabalhadas vectorialmente: é o caso, nomeadamente, das fotografias realistas. 

A imagem “vectorial” acima é apenas uma representação do que poderia ser uma imagem vectorial, porque a qualidade da imagem depende do material utilizado para a tornar ao olho. O seu ecrã permite provavelmente ver esta imagem com uma resolução de pelo menos 72 pixéis por polegada; o mesmo ficheiro impresso numa impressora daria uma melhor qualidade de imagem porque é imprimida a pelo menos 300 pixéis por polegada.

gravatar

Imagens Bitmap


Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.
Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CS5 (sigla cujo significado é Creative Suite 5, correspondente à décima segunda edição desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser rodado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.

GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa voltado principalmente para a criação e edição de imagens de tipo bitmap. Foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, como alternativa ao Adobe Photoshop.
Como desvantagem o GIMP ainda não possui suporte ao modo CMYK, o que limita a sua utilização no sector gráfico profissional.

Paint, software utilizado para a criação de desenhos simples e também para a edição de imagens. O programa é incluso, como um acessório, no sistema operacional Windows, da Microsoft, e em suas primeiras versões era conhecido como Paintbrush. Seu arquivo executável no sistema operacional é o mspaint.exe.




O Corel PHOTO-PAINT, juntamente com o seu concorrente da Adobe, o Adobe Photoshop, está entre os melhores softwares para edição de imagens disponíveis no mercado.
Ele faz parte do pacote CorelDRAW, e sua principal função é a edição de imagens. Através dele, você pode aplicar efeitos em imagens, melhorar a qualidade delas, como por exemplo aumentando a claridade de imagens escuras que dificultam a visualização da imagem.

gravatar

Imagens Vectoriais


O CorelDRAW é um programa de desenho vectorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vectorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.


Macromedia FreeHand é um software da Macromedia de edição de gráficos vectoriais bidimensionais orientados ao mercado profissional do design gráfico. É uma aplicação flexível, bastante usada em diagramação (paginação). Possui capacidades avançadas de manipulação de imagens vectoriais e, de forma limitada, em imagens raster, para impressão e para a World Wide Web. Tem sido utilizado em produção para a Web por sua grande integração com os outros programas da Macromedia, como o Macromedia Flash. Antes de seu desenvolvimento ser cancelado, competia no mercado profissional com os programas Adobe Illustrator e o CorelDraw. Com o lançamento do Adobe Creative Suite 3, o FreeHand foi oficialmente substituído pelo Adobe Illustrator.
 
Adobe Illustrator é um editor de imagens vectoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe Systems. Foi criado inicialmente para o Apple Macintosh em 1985 como complemento comercial de software de fontes da Adobe e da tecnologia PostScript desenvolvida pela empresa.

Inkscape é um software livre para edição electrónica de imagens e documentos vectoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso.
Utiliza o método vectorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vectoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap, pese embora o facto dos formatos vectoriais ainda não possuem capacidade directa para lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados standard.
O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vectoriais, nomeadamente, uma subdefinição (DTD) da linguagem XML definido pela W3C. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.

gravatar

Regresso às aulas

Olá! Depois de umas curtíssimas férias voltamos para trabalhar com todo o nosso empenho e dedicação! 
Sabemos que tiveram muitas saudades nossas mas estamos de volta! Esperamos que gostem do que vamos fazer daqui em diante, que vai ser muito melhor do que fizemos anteriormente. 

Feliz Ano Novo!